Programa Desenrola Brasil: saiba como limpar o nome e renegociar sua dívida

A inadimplência no Brasil é um problema que tem afetado, de forma social e econômica, a qualidade de vida dos brasileiros. Além disso, diversos setores da sociedade têm sofrido um impacto significativo caracterizado pela falta de pagamento de obrigações financeiras, a inadimplência. Pensando nisso, o Governo Federal buscou formas de minimizar essa questão por meio da implantação do programa Desenrola Brasil.

Na sequência, conheça o mais novo programa Desenrola Brasil, confira exigências para participar e descubra informações relevantes sobre o programa. Fique atento! 

O que é o programa Desenrola Brasil 

O Programa Desenrola Brasil é uma iniciativa emergencial concedida pelo governo federal em face da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, responsável por buscar estratégias financeiras, devendo alcançar até 30 milhões de pessoas

Com a ação, busca-se enfrentar a crise de inadimplência vivenciada por boa parte dos brasileiros.

No momento, estima-se que existam cerca de 70 milhões de indivíduos negativados no Brasil, os quais representam o potencial público-alvo a ser alcançado pelo referido programa. 

Através do Desenrola Brasil, busca-se a renegociação das dívidas registradas nos bureaus de crédito.

Por que participar do programa Desenrola Brasil?

A inadimplência reflete não apenas a situação financeira precária de uma parcela da população, mas também a complexidade e a fragilidades do sistema econômico do país. 

Aumento dos juros: a falta de pagamento de obrigações financeiras resulta em multas, juros e encargos adicionais. Esses valores são acrescidos ao débito original, aumentando significativamente o montante a ser pago. Além disso, a inadimplência afeta a pontuação de crédito do indivíduo, o que pode resultar em taxas de juros mais altas caso ele consiga obter crédito no futuro.

Restrições ao consumo: ser inadimplente pode levar ao bloqueio de serviços básicos, como telefonia, internet, água e energia elétrica, caso as dívidas estejam vinculadas a esses fornecedores. 

Ações judiciais e penhora de bens: as empresas credoras podem recorrer ao sistema judiciário para recuperar seus créditos. Isso pode resultar em ações judiciais, penhora de bens e bloqueio de contas bancárias, comprometendo o patrimônio e a estabilidade financeira do inadimplente.

Como participar do programa Desenrola Brasil? 

No dia 17 de Julho de 2023 as inscrições para os candidatos do programa deram início. 

O Programa Desenrola será implementado em 3 fases distintas:

Na primeira e segunda poderão participar aqueles que quitam inadimplências de dívidas bancárias de até R$100,00, beneficiando diretamente os indivíduos com débitos nesse limite. 

No caso da fase 1, os participantes terão, automaticamente, seu nome limpo pelas instituições, como parte do acordo com o Governo Federal.

Na terceira e última, temos ampla possibilidade de renegociação de dívidas bancárias, visando beneficiar uma estimativa de mais de 30 milhões de cidadãos brasileiros.

A terceira fase do Programa Desenrola está programada para ocorrer em setembro, abrangendo a adesão de devedores que possuam renda de até dois salários mínimos ou estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nessa etapa, serão contempladas as dívidas financeiras cujos valores não excedam R$5 mil.

Para inscrição, as instituições financeiras, autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, podem realizar operações de crédito que ficam habilitadas a realizar para oferecer renegociação de dívidas no âmbito do Programa Desenrola Brasil – Faixa 2 a partir de 17 de julho de 2023.

Para participar do Desenrola ou saber mais informações dessa ação, siga o procedimento abaixo:
acesse o site www.gov.br, clique na opção “entrar com o gov.br” e preencha o número do CPF para criar uma nova conta ou fazer alterações em uma conta existente.