As pessoas que possuem o direito de solicitar o Auxílio Brasil, muitas das vezes, têm dúvidas sobre como fazer para requerer esse benefício.
Entretanto, não se preocupe, porque nos próximos tópicos serão mostradas as principais dicas a respeito de como fazer para solicitar esse benefício corretamente. A segunda parte do nosso artigo irá acabar com todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Como fazer para se inscrever no Auxílio Brasil?
A família que deseja se candidatar ao benefício precisa estar cadastrada dentro do CadÚnico e, no caso de já haver o cadastro, é preciso conferir se os dados estão corretamente atualizados dentro dos últimos dois anos.
Quem for beneficiário do antigo auxílio do Bolsa Família irá migrar de maneira automática para o Auxílio Brasil.
É preciso ter em mente também que estar inscrito neste sistema não é uma garantia de que você irá receber o benefício.
Isso porque mês a mês o Ministério da Cidadania selecionará de modo informatizado as famílias que vão ser incluídas dentro do pagamento do auxílio.
Esse processo da seleção é feito sempre a partir da análise dos dados que foram incluídos pelas prefeituras dentro do CadÚnico.
A família que pode se cadastrar no CadÚnico deve ter uma renda mensal que seja de meio salário mínimo por cada pessoa ou ainda uma renda total por mês que seja de no máximo 3 salários mínimos.
As pessoas que moram sozinhas ou ainda que encontram-se atualmente em situação de rua podem inscrever-se também.
Qual é a documentação necessária para receber o Auxílio Brasil?
A inscrição no CadÚnico deve ser feita por um membro da família que tenha mais de 16 anos e que compareça ao local onde está acontecendo o atendimento da prefeitura da cidade.
Essa pessoa é que vai ser a responsável por essa unidade familiar e então deve ter em mãos o CPF e o Título de Eleitor que irão permitir a sua identificação.
Em casos de famílias quilombola ou indígenas, é permitido que se apresente algumas outras opções de documentos para identificação, como:
- Carteira de Identidade (RG)
- Certidão de Casamento
- Carteira de Trabalho
Assim, fica claro que não há a necessidade de que toda a família tenha que comparecer para fazer o cadastro.
Apesar disso, aquele que vai ser o responsável por aquela unidade familiar vai precisar levar consigo no mínimo um documento de identificação referente a cada um dos componentes da família.
Para que seja possível fazer a inscrição dos membros que compõem o núcleo familiar, vão ser aceitos os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- Carteira de Identidade
- CPF
- Título de Eleitor
- Carteira de Trabalho
Além disso, ainda é importante ter consigo um comprovante de endereço e, para o caso das crianças e dos jovens, o comprovante de matrícula deles em uma instituição de ensino, que não são obrigatórios, mas tornam tudo mais fácil.
Como saber se fui contemplado?
As famílias que estejam inscritas dentro do CadÚnico e que enquadrem-se dentro das regras do Auxílio Brasil irão migrar de forma automática para o recebimento desse benefício, tudo sem precisar de uma nova inscrição.
Se for necessário fazer um novo cadastro dentro do sistema, uma correspondência vai ser enviada para informar à família se ela foi selecionada a fazer parte desse programa.
Ainda é possível fazer a consulta de recebimento do valor ou se a família foi escolhida para o recebimento do benefício através de 3 meios:
- Pelo App do Auxílio Brasil
- Pelo App do Caixa Tem
- Pelo telefone 111
É importante que você tenha em mãos o seu número de CPF ou do seu NIS.
Como o pagamento do Auxílio Brasil será feito?
O pagamento do Auxílio Brasil vai ser feito a cada mês pela Caixa Econômica, de acordo com o calendário ou cronograma do benefício.
O recebimento do benefício será através da Poupança Social Digital, por meio da Poupança Caixa Fácil ou ainda por meio de saque com o cartão do Auxílio Brasil.
Essa Poupança Social Digital vai ser aberta para todos os beneficiários dos programas sociais do próprio Governo e vai poder ser sempre acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.
Calendário do benefício: como funciona?
Os pagamentos dos benefícios serão realizados dentro dos 10 últimos dias úteis do mês, em datas que sejam já definidas considerando o final do NIS de cada beneficiário.
Então, quem tem o NIS com final 1 recebe primeiro, que tem NIS com final 2 por segundo, e assim por diante.
Conclusão
Como você viu, o Auxílio Brasil trata-se de um novo benefício do governo federal que irá contemplar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Neste texto, você conheceu mais sobre o programa e todas as informações importantes sobre ele, como quem tem direito, calendário de pagamento e valor a ser pago. Gostou do artigo de hoje sobre o Auxílio Brasil? Lembre de compartilhá-lo com quem precisa saber dessas informações.