Торба са децом 2023. године – како да добијете?

Entra governo, sai governo e alguns programas sociais recebem alterações em decorrência disso. Por isso, é essencial que os cidadãos brasileiros que são beneficiados por quaisquer que sejam os programas mantenham-se sempre atualizados para não correr o risco de perder a chance de receber o que é seu por direito.  

Não muito diferente aconteceu com o Bolsa Família – chamado de Auxílio Brasil pela gestão anterior. A expectativa enquanto às mudanças referentes ao Bolsa Família em 2023 eram e ainda são muitas. Afinal, durante sua campanha, Lula (atual presidente do Brasil) prometeu algumas mudanças que influenciam diretamente no valor. 

Será que essas mudanças entraram ou entrarão em vigor? Traremos não só uma resposta a essa pergunta, como também explicaremos o passo a passo de como receber o Bolsa Família no ano de 2023 para que você não saia daqui com alguma dúvida.

Leia abaixo e saiba tudo o que precisa sobre Bolsa Família, programa social responsável por auxiliar milhares de famílias brasileiras.

O que é o programa Bolsa Família

Desenvolvido em prol de melhorar um pouco a qualidade de vida de famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, o Programa Bolsa Família nasceu em 2003. Conforme informações oficiais do site do Governo Federal, o benefício em dinheiro já ajudou mais de 14 milhões de famílias.

No entanto, em 2021, em decorrência de uma nova gestão que assumiu o poder, houve uma alteração. O nome Bolsa Família deixou de existiu e deu lugar ao “Auxílio Brasil”. Mas não durou muito, pois, em 2023, o nome volta a ser o anterior e, junto com o retorno, também vieram algumas modificações. 

Qual o seu valor e quem pode receber o benefício

Luiz Inácio Lula da Silva oficializou no dia 02 de março de 2023 (quinta-feira) todas as mudanças que prometeu em sua campanha e, a partir de agora, o valor do Bolsa Família pode chegar a 900 reais. Isso mesmo! Algumas famílias agora podem receber esse valor. No entanto, é preciso saber se a sua família se enquadra nos requisitos.

Em primeiro lugar, cabe mencionar que o valor fixo é de R$ 600. Porém, esse valor pode sofrer alteração e o grupo familiar pode receber uma quantia extra caso seja composto por crianças que tenham até seis (06) anos de idade ou por jovens que tenham entre sete (07) e dezoito (18) anos.

A cada criança, a família tem direito a mais 150 reais. E, a cada jovem, será acrescido 50 reais. Além disso, gestantes também receberão um acréscimo de 50 reais.

Há um limite de duas crianças por família. 

Como receber

Como faz para receber o valor? Se você tem uma renda familiar per capita entre 0 e 200 reais, você pode ir ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social  mais próximo e solicitar o cadastro. Lembre-se de manter esse cadastro único (CadÚnico) atualizado.

O pré-cadastro deve ser feito no aplicativo do CadÚnico que pode ser baixado na loja oficial de aplicativos: Play Store (Android), Apple Store (iOS).

Caso já possua o cadastro, você pode sacar o valor das seguintes formas: pelo Caixa Tem (app); pelo mais recente cartão (do Auxílio Brasil); pelo mais antigo cartão (do Bolsa Família); por meio de um código gerado pelo Caixa Tem; e também por meio de agências bancárias.

Importante: o calendário de recebimento pode ser encontrado no site oficial do governo e as datas estão relacionadas ao final do seu número do NIS, a exemplo daqueles que possuem final 1, que receberão no dia 20 de março.