Programa ID Jovem: Viaje para outros estados pagando meia passagem

Você sabia que um jovem pode viajar pelos quatro cantos do nosso país, pagando apenas 50% da passagem? Para saber se você tem direito a esse desconto e sobre como proceder, fique aqui na leitura deste artigo!

Desde o ano de 2013, os jovens de baixa renda podem viajar de graça em viagens interestaduais. É um benefício instituído pelo Governo Federal, em parceria com Estados e municípios. Trata-se do Programa ID Jovem.

Há também a possibilidade de acesso a outros benefícios por meio do ID Jovem, como será visto em nosso conteúdo. Confira!

Quando o Programa ID Jovem surgiu?

Este benefício social surgiu através da lei 12.852/2013, ou seja, a lei do Estatuto da Juventude. Há ainda essa previsão no Decreto 8.537/2015.

Através dessa regulamentação, os jovens podem ter acesso a eventos culturais e esportivos, bem como acesso às viagens entre estados do Brasil.

ID Jovem é uma abreviação para Identidade Jovem. Trata-se de um auxílio federal voltado para este público específico, garantindo a eles cidadania, dignidade e acesso à cultura.

Como este benefício funciona?

Para entender como o ID Jovem funciona, saiba que além das viagens interestaduais, os jovens participantes do programa poderão assistir shows, espetáculos e eventos esportivos, por exemplo, pagando apenas meia entrada.

O jovem pode ainda ter a isenção na inscrição em concurso público, bem como a isenção de taxa de vestibular em Universidades e Institutos Federais.

Para viajar, é preciso fazer uma reserva das viagens com ao menos 3 horas de antecedência da hora de embarque desejada.

Segundo informações da Secretaria da Juventude, o jovem tem direito à descontos de 50% em até 2 passagens.

O que te informamos até agora despertou seu interesse? Se a resposta for sim, teremos prazer em te mostrar como é possível solicitar este benefício social. Basta clicar no botão abaixo.

No entanto, se você acredita que precisa de mais informações antes de partir para o processo de solicitação, fique à vontade para continuar a leitura.

Afinal, qual é o objetivo deste benefício?

Este benefício concede aos jovens com idade entre 15 e 29 anos algumas vantagens, dentre elas, a de viajar entre estados brasileiros pagando apenas meia passagem.

O objetivo desse programa é fazer a inclusão social de jovens brasileiros de baixa renda. No entanto, como pode ser visto abaixo, este benefício não se estende a todos os jovens.

Este programa social é para todos?

O ID Jovem não é para todos, pois para ter acesso, a pessoa deve preencher os requisitos mencionados mais abaixo. Inclusive, esse benefício ajuda até o jovem que não frequenta uma faculdade.

No entanto, mesmo esse benefício não sendo para todos, segundo dados de 2020, da Secretaria Nacional da Juventude, o programa já atende mais de 1 milhão de jovens brasileiros.

Esse benefício foi criado para os jovens que atendem aos critérios que estão citados no próximo tópico. Caso haja recusa por parte do emissor da passagem, você pode denunciar ou informar o fato à ANTT, ou pelo Disque 166. Recebendo o ID Jovem, você deve estar à par dos seus direitos e ter a garantia deles.

Quais são os critérios para receber este benefício?

Para ter acesso a esse benefício, é preciso que o jovem atenda a esses critérios:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Pertencer a uma família de baixa renda, ou seja, com renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Estar inscrito no Programa Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Se você já é inscrito no Cadastro Único, seu cadastro deve estar atualizado. Dessa forma, para a emissão da Identidade Jovem, a pessoa deve possuir um cadastro no CadÚnico, assim como os seus familiares.

Agora que você já conhece melhor o Programa ID Jovem, criado e gerenciado pelo Governo Federal, é hora de entender mais sobre o processo de emissão e outras informações relacionadas ao benefício.

Para continuar tirando as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos a segunda parte deste conteúdo. Clique no botão abaixo e confira!