Se você atende aos requisitos da solicitação do seguro desemprego, saiba que este procedimento pode ser realizado pela internet de forma bem simples.
Isso porque já existe um canal online que permite que os trabalhadores demitidos sem justa causa façam o pedido do benefício sem precisar sair de casa.
Inclusive, através dele é possível até mesmo acompanhar o processo de requerimento e assim ficar a par do recebimento do seguro, bem como dos possíveis problemas no pedido.
Portanto, aqui você vai entender como realizar essa solicitação de maneira rápida e fácil. Confira agora mesmo!
Como fazer para solicitar o seguro desemprego pela internet?
O trabalhador formal que cumprir os requisitos para solicitar o seguro desemprego deve dar entrada no valor do 7º ao 120º dia após a demissão.
Desse modo, para fazer a solicitação do seguro pela internet basta que você siga as orientações abaixo:
- Acesse o site do Trabalho do Governo Federal;
- Você verá a opção “seguro-desemprego” e é só clicar sobre ela;
- Então, faça o seu cadastro no gov.br ou entre na sua conta com login e senha, caso já tenha se inscrito anteriormente;
- Na tela seguinte clique em “solicitar seguro-desemprego”;
- Informe o número do requerimento, que tem 10 dígitos e é entregue pela empresa depois da demissão;
- Por fim, o número será localizado e é só confirmar o pedido do benefício.
Documentações necessárias para o processo
Para que seja possível solicitar o seu seguro, é importante que você tenha os seguintes documentos em mãos:
- Documento de identificação com foto e CPF;
- Comprovante de residência;
- Guias do seguro;
- Cartão do PIS / PASEP;
- Carteira de trabalho;
- Termo de rescisão do contrato;
- Três últimos contracheques antes da demissão;
- Documento de comprovação dos depósitos do FGTS.
Como saber se fui contemplado?
Após a solicitação do seguro junto ao site, você deve fazer o acompanhamento do pedido para conferir se você foi contemplado ou não pelo benefício.
Portanto, é só continuar acessando o site do Trabalho e Emprego do Governo Federal e conferindo as informações do requerimento.
Quando o valor do seguro desemprego pode estar disponível?
Após o pedido do benefício, o prazo para pagamento da primeira parcela é de 30 dias.
Porém, este prazo pode ser maior, especialmente se os dados informados no momento da solicitação estiverem incompletos.
Por esse motivo, é sempre importante fazer o acompanhamento do requerimento junto ao site, pois ele informa caso haja qualquer problema e como resolvê-lo.
Como o pagamento do benefício é feito?
O pagamento é feito na conta que você indicar no momento da solicitação do benefício. Logo, é só ficar atento ao prazo que o valor será depositado e poderá ser sacado e utilizado por você.
No entanto, se você não informar os dados ou até mesmo se as informações estiverem incorretas, é preciso contatar o Ministério do Trabalho e da Previdência discando para o número 158.
Conclusão
É muito fácil dar entrada no seguro desemprego pela internet, mas você precisa cumprir uma série de requisitos. Portanto, aqui você conferiu como fazer essa solicitação.
Além disso, você viu também todas as informações mais importantes acerca deste benefício. Logo, não perca o prazo e solicite o seu seguro!
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