Agora que você já entendeu melhor o porquê da existência do PIS/PASEP e seus benefícios para o trabalhador brasileiro, que recebe este auxílio todo ano, é hora de conferir o processo de solicitação e saque deste valor.
Para isso, preparamos um guia detalhado para que você tire suas dúvidas e conte com este dinheiro extra no momento em que ele estiver disponível. Vamos lá?
Como solicitar ou sacar o benefício?
O benefício do PIS/PASEP vem auxiliando milhões de trabalhadores, todos os anos.
Há um calendário para pagamento do PIS, o qual deve ser obedecido. Antes, o trabalhador deve ver qual a data ou mês que ele estará habilitado para fazer o saque do PIS/PASEP.
Para sacar o benefício, o trabalhador que tem conta na Caixa (pode ser poupança ou corrente), poderá realizar o saque com seu cartão nas Casas Lotéricas, Correspondente Caixa ou caixas eletrônicos, já que o valor é depositado assim que a data de pagamento chegar.
Documentos necessários para ter direito ao beneficio
Se o trabalhador ainda não foi inscrito no Programa, ele pode se inscrever pelo Dataprev. Geralmente, o trabalhador deve enviar um documento de identificação, como carteira de identidade, de habilitação ou passaporte, por exemplo. O envio pode ser realizado de modo virtual, escaneando o documento solicitado.
Como saber se tenho direito a esse benefício?
Para ter direito de sacar o PIS/PASEP, o trabalhador deve preencher os requisitos citados no nosso artigo anterior.
Dessa maneira, o trabalhador deve estar inscrito no programa há pelo menos 5 anos, ter trabalhado ao menos 30 dias, durante o ano base, o qual é levado em consideração para apurar o benefício e ter tido uma remuneração mensal de até 2 salários mínimos.
Então, se você é da iniciativa privada ou servidor público, veja se você tem direito de efetuar o saque.
Quando o valor estará disponível para saque?
O trabalhador já pode receber o valor a partir de fevereiro de 2022 (considerando o ano de postagem deste artigo), embora há o calendário do PIS/PASEP a ser obedecido, conforme você poderá ver mais abaixo.
O valor do benefício é de até R$ 1.212,00, pois o valor a receber varia conforme a proporção dos meses trabalhados no ano base.
Como o pagamento do benefício será feito?
O pagamento do PIS/PASEP em 2022 é feito por meio de saque com o seu cartão nas Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa de sua cidade ou caixas eletrônicos da Caixa.
Calendário do benefício: como ele funciona?
Há um calendário do PIS/PASEP que deve ser obedecido, que leva em consideração o mês de nascimento do trabalhador. Esse calendário existe para conciliar a arrecadação pública com a capacidade de gastos mensais do governo.
O pessoal da iniciativa privada (PIS) conta com um calendário próprio, enquanto o pessoal da esfera pública (PASEP) possui outro à parte. O pagamento do pessoal da esfera privada será feito conforme esse calendário, que funciona da seguinte forma: quem nasceu nos meses indicados abaixo, recebe na data descrita ao lado. Confira:
- Nascidos em / recebe em
- Janeiro:___________08/02
- Fevereiro:________10/02
- Março:__________15/02
- Abril:___________17/02
- Maio:__________ 22/02
- Junho:___________24/02
- Julho:__________15/03
- Agosto:___________17/03
- Setembro:_________22/03
- Outubro:__________24/03
- Novembro: _________29/03
- Dezembro:_________31/03
Portanto, os valores vão ficar disponíveis até 31/03 deste ano de 2022. Claro que este é apenas um exemplo, já que a cada ano existem alterações nas datas.
Para o pessoal da iniciativa pública, o calendário para pagamento é seguido conforme o final da inscrição no Programa. Veja:
- Final da inscrição / Data para pagamento
- 0: __________15/02
- 1:__________15/02
- 2:__________17/02
- 3:___________17/02
- 4:__________ 22/02
- 5:___________24/02
- 6:__________15/03
- 7:___________17/03
- 8:__________22/03
- 9:__________24/03
Conclusão
Neste post você conferiu um passo a passo completo sobre como conseguir sacar o PIS/PASEP. Este benefício pode estar a um passo de você, caso esteja de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
Se você já sabe que tem direito ao saque do benefício, não perca tempo. Providencie a sua solicitação junto à Caixa e acompanhe o calendário estipulado. Gostou do nosso conteúdo? Se sim, não esqueça de compartilhar e continuar conosco para mais artigos. Até a próxima!