As contas do dia a dia estão dando dor de cabeça e está passando por aquele aperto? Talvez esse seja o momento ideal para você consultar e saber se há algum valor a ser recebido ou esquecido em alguma de suas contas.
Não! Não se trata de milagre, ou seja, nenhum dinheiro vai simplesmente se materializar na sua conta. O fato é que, por alguns motivos que serão elencados aqui neste texto mais adiante, pode ser que você tenha deixado passar um valor ou outro. Em outras palavras, você simplesmente pode ter esquecido.
Está difícil de acreditar? Então veja só: conforme o Banco Central, especula-se que há mais ou menos oito milhões (isso mesmo! 8 milhões) de reais simplesmente esquecido e abandonados por consumidores em contas bancárias, instituições financeiras, consórcios, entre outros.
Quer saber se você faz parte desse grupo de pessoas? Já prepara então seu CPF e leia o texto até o final para que não deixe passar nenhuma informação relevante para o processo.
Sistema Valores a Receber (SVR)
Em primeiro lugar, você precisa de algumas informações sobre o SRV – Sistema Valores a Receber –, uma vez que é a partir dele que você conseguirá consultar se existe algum valor pendente para sacar.
O SRV trata-se de um serviço desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BC) com a finalidade de que todo individuo possa consultar, como já dito, seu saldo. No entanto, também pode ser feita uma consulta em nome de sua empresa ou até mesmo de pessoas já falecidas.
Em caso de pessoas falecidas, o recebimento só poderá ser realizado caso o individuo que deseja o valor seja representante legal, herdeiro ou testamentário. Outrossim, o sistema também visa instruir a solicitar os valores.
Como o dinheiro pode ter sido esquecido
Não são poucos os motivos para que alguém tenha esquecido a quantia a que tem direito – ou talvez nunca tenha sido informada a respeito do valor. Alguns deles são:
- Saldos disponíveis em contas – seja corrente, seja poupança – que foram encerradas;
- Valores relacionados a tarifas, responsabilidades com o crédito ou parcelas indevidamente cobradas e que você provavelmente desconhecia;
- Recursos esquecidos que dizem respeito a grupos de consórcio finalizados.
Como realizar a consulta no SVR
E finalmente chegamos à parte que mais nos interessa. Para realizar tal consulta, é preciso que, inicialmente, o site oficial do Sistema Valores a Receber seja acessado. Após fazer isso, tenha é primordial que o consultante tenha ou crie uma conta no site Gov.br.
Por fim, acesse o site oficial do SRV com o CPF em mãos, informe seu número, que também pode ser encontrado no seu cartão de identidade, e a sua data de nascimento. Isso caso você seja uma Pessoa Física.
Caso você seja uma Pessoa Jurídica, precisa informar seu CNPJ e a data de abertura.
Tem algum valor? Saiba que agora é hora de clicar em “acessar o SVR” e fazer o login com a sua conta (citada acima). Os próximos passos serão ditos pelo próprio sistema de forma bastante didática e sem apresentar complicações.