No texto anterior, esclarecemos umas das principais dúvidas sobre financiamento imobiliário e quem tem direito a estes recursos.
Continuando com o mesmo assunto, vamos ajudá-los a dar andamento no financiamento e sanar mais algumas dúvidas.
Passo a Passo: Como realizar o financiamento
Primeiramente é imprescindível que o sujeito e seu/sua cônjuge tenham “nomes limpos na praça”, ou seja, os dois, no caso de um matrimônio formal onde exista a comprovação por meio de certidão de casamento, devem estar com seus nomes livres de quaisquer restrições financeiras.
Este é o principal requisito para iniciar um financiamento.
Próximo passo é comprovar renda, assim você deve comprovar as rendas da família. Se for casado(a), deve-se juntar as duas rendas. Caso seja solteiro, apenas a sua.
Essa comprovação é feita através de Carteira de Trabalho e Holerite.
Os demais são documentos pessoais:
– RG;
– CPF;
-Título de eleitor
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Comprovante de residência atual.
Importante lembrar que, caso os interessados sejam casados, deve ter toda a documentação dos envolvidos.
Passo 1 – Simulação
Pode ser feita através do site ou aplicativo conforme citado no texto anterior.
Passo 2 – Análise de crédito:
Esta se dará pela Caixa Econômica Federal, que avaliará os riscos de tal financiamento, bem como as condições e valores que serão colocadas em contrato, tais como entrada do valor do imóvel ou subsídio, abatimento de FGTS dos envolvidos e valor das parcelas, junto com todas as especificações de juros e correções para a contratação.
Passo 3 – Análise de engenharia:
Cabe a Caixa Econômica Federal disponibilizar uma visita técnica de um engenheiro credenciado para avaliar as condições do imóvel a ser financiado.
Passo 4 – Assinatura do Contrato:
Certo de que preencheram todos os requisitos aqui citados, a Caixa junto com a construtora ou antigo proprietários da residência (este no caso de um imóvel usado) irão elaborar um contrato contendo todas as clausulas necessárias para assegurar que além do financiamento é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal qualquer dano no imóvel causado por falhas na estrutura, uma vez que já se comprove o laudo técnico de um engenheiro e também constar todas as condições do financiamento, bem como juros e correções.
Passo 5 – Pagamento das prestações:
As prestações são enviadas por meio físico, ou seja, correios, que devem chegar até o contratante antes de seu vencimento. Visto que não recebeu a prestação antes do vencimento, é possível acessar o aplicativo ou site da Caixa junto com o número do contrato para a impressão da segunda via dele.
Atentem-se a esta questão, evitando juros por falta de pagamento ou pagamento atrasado.
Documentos necessários para a solicitação:
Reforçando o que já foi citado neste artigo, compareça a uma unidade da Caixa Econômica Federal, junto com seus documentos de ordem pessoal e, caso seja casado(a), leve também os documentos de seu cônjuge e procure o setor de habitação para uma simulação.
- Carteira de identidade;
- Certidão de nascimento ou da certidão de casamento;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de votação da última eleição;
- Cópia do PIS/Pasep;
- Carteira de identidade do cônjuge ou companheiro(a), se houver;
- Comprovante de renda (carteira de trabalho e holerite);
- Comprovante de residência atual;
- Certidão de nascimentos dos filhos (caso os tenha).