Programa Casa Verde e Amarela: como se inscrever

Seja uma casa, apartamento ou terreno para construção, a grande maioria dos brasileiros quer um lugar para chamar de seu.

Neste caso, podemos contar com o auxílio do Programa Casa Verde e Amarela, que pode ser uma boa ajuda para o financiamento do seu imóvel, uma vez que o programa disponibiliza um subsídio bem considerável, principalmente para as famílias com baixa renda.

É necessário se inscrever no programa?

Não, não se trata de uma inscrição, pois não há um número exato de imóveis destinados para este fim. Na realidade, ao preencher todos os requisitos como, por exemplo, comprovar renda, você passará por uma avaliação de crédito e critérios correspondentes para tal financiamento junto com a instituição financeira competente.

Neste caso, você vai até a instituição financeira de sua preferência e procura saber se, no caso de financiamento imobiliário, a mesma participa do programa em evidência. Caso positivo, você será informado sobre os próximos passos para iniciar o financiamento.

Como participar do Programa Casa Verde e Amarela?

Destinado anteriormente para pessoas com baixa renda e situações de pobreza extrema, o programa beneficia com subsídios consideráveis as famílias que não tem moradia própria e nem financiamento imobiliário anterior, a fim de tirar do aluguel cerca de 1 milhão de brasileiros.

O programa hoje não beneficia apenas famílias com baixa renda, mas também famílias com rendas de até R$ 7.000,00.

Se você tem renda comprovada, é maior de idade e ainda não efetuou nenhum financiamento imobiliário, você com certeza se encaixa no programa.

Não existe mais o Programa Minha Casa, Minha Vida?

Não, porém o programa atual (Casa Verde e Amarela) é uma readequação do antigo programa Minha Casa, Minha Vida com as mesmas finalidades anteriores, ou seja, permitir condições habituais dignas aos trabalhadores, através da aquisição da casa própria.

O antigo Programa Minha Casa, Minha Vida deu condições de moradia a milhões de brasileiros que comprovaram baixa renda e condições de pobreza extrema.

Assumido desde agosto de 2020 pelo atual governo, o programa dará continuidade a este benefício. Alguns critérios foram acrescidos a fim de alcançar um maior número de famílias interessadas pelo programa.

Uma das adequações do atual programa é a diferença nos juros, já citada anteriormente, e a ampliação das normas que tem como objetivo destinar esse financiamento também para construções e reformas de imóveis.

Devido a sua grande popularidade e competência na gestão passada, a gestão atual não renunciou a um projeto que foi comprovadamente aceito e benéfico a milhões de famílias. Sendo assim, não tem data prevista para acabar.

Além de tirar inúmeras famílias do aluguel, dando a eles condições dignas de moradia, os jovens casais, aqueles que irão se unir e já querem constituir família, fazem parte de uma boa porcentagem de pessoas que procuram por este benefício.

Se você tem interesse de adquirir seu imóvel, seja ele novo ou usado, e está com as documentações necessárias em dia, procure por sua instituição financeira, faça uma simulação (geralmente essa não tem custo algum) e aguarde a comprovação. Sendo aprovado, você estará a um passo do seu lar.