Gás mais barato para os brasileiros: saiba agora como solicitar o Auxílio Gás

Uma das grandes dúvidas que as famílias assistidas pelo Governo Federal possuem é saber como solicitar o Auxílio Gás, um dos programas sociais mais recentes do país.

Isso porque muito se fala sobre ele, mas pouco se menciona sobre como fazer o pedido desse benefício da maneira correta.

Sendo assim, para que não haja qualquer questionamento, aqui você irá conferir mais sobre como receber o Vale Gás Nacional. Confira abaixo!

Como fazer para receber o Auxílio Gás?

Para receber o Auxílio Gás, é preciso que você realize a sua inscrição junto ao Cadastro Único. Isso porque ele é a principal forma de se receber qualquer tipo de benefício do Governo, inclusive este que falamos aqui.

Dito isso, para fazer a sua inscrição e assim aguardar a contemplação do benefício, você deve ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo. Click here e veja onde está localizado o mais próximo da sua residência.

Então, ao chegar lá, você faz a sua inscrição no CadÚnico, mediante a apresentação dos documentos.

Em seguida, deve-se aguardar a seleção do Ministério da Cidadania, que ocorre a cada 2 meses, segundo os critérios internos do Governo Federal.

Dito isso, mesmo feito a sua inscrição, é válido citar que isso não garante o recebimento do Auxílio Gás.

Documentações necessárias para receber o Auxílio Gás

Para se inscrever no CadÚnico e participar da seleção para o recebimento do Vale Gás, é importante que você vá ao CRAS com alguns documentos em mãos de todos os membros da família, que são estes:

  • Documento de identificação, em especial o RG;
  • CPF ou título de eleitor;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Carteira de trabalho;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RAI), caso faça sentido;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de matrícula escolar dos membros da família de até 17 anos.

Como saber se fui contemplado?

A consulta da situação do Auxílio Gás e da informação se você foi ou não contemplado pelo benefício pode ser feita através do Caixa Tem ou pelo aplicativo Auxílio Brasil.

Se preferir, é possível ainda ir até o atendimento da Caixa ou discar para o número 111 para obter essa informação também.

Quando o valor pode estar disponível?

Não existe um prazo padrão para a liberação do valor do Auxílio Gás, pois tudo depende do sistema do Governo.

No entanto, a cada 2 meses as famílias são selecionadas de maneira automática e assim vale a pena conferir sempre para saber se o benefício será liberado ou não para a sua família.

Como o pagamento do Auxílio Gás é feito?

O benefício do Vale Gás Nacional é pago a cada 2 meses pela Caixa e o valor de R$ 52,00 é depositado na conta digital ou conta bancária do responsável familiar.

Porém, se a família não tiver acesso a essa conta, será aberta, de modo automático, uma poupança digital Caixa Tem para que o benefício seja depositado.

Como funciona o calendário do benefício?

As parcelas do Auxílio Gás começaram a ser disponibilizadas em Dezembro de 2021, seguindo o calendário, e o valor é depositado a cada 2 meses.

Para isso, a Caixa disponibiliza um calendário de pagamento no site oficial e que segue o número final do NIS. No entanto, os depósitos sempre são feitos até os últimos 10 dias úteis mensalmente.

Conclusion

O Auxílio Gás, promovido pelo Governo Federal, surgiu como uma forma de ajudar as famílias de baixa renda a comprarem o gás de cozinha, que aumentou bastante nos últimos tempos.

Dessa forma, o valor é disponibilizado a cada 2 meses, mas existem regras a serem cumpridas para o recebimento dele. Logo, se você cumpre o requisito de baixa renda e ainda não é cadastrado no CadÚnico, vá até o CRAS mais próximo e se inscreva para ser contemplado pelo Vale Gás.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com quem necessita destas informações e continue conosco para mais artigos detalhados e atualizados sobre os benefícios sociais.