Como você acompanhou na primeira parte do nosso conteúdo, o Programa ID Jovem traz ao público de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, a oportunidade de acesso à cultura, conhecimento e entretenimento.
Para que o usuário possa ter acesso à sua carteirinha e, consequentemente, aos direitos ofertados nela, é necessário entender como o processo de solicitação funciona. Saiba que este benefício social ainda é desconhecido por muitas pessoas e, por isso, seu uso ainda não está muito difundido.
Ainda são poucos os assistidos pelo programa, segundo a Secretaria Nacional da Juventude, e estamos falando aqui de um programa a nível nacional. Portanto, queremos te ajudar, caso faça parte do público alvo, a conquistar sua Identidade Jovem. Confira mais abaixo!
Como fazer para se inscrever neste benefício?
Para ter acesso ao benefício ID Jovem, é preciso preencher os requisitos informados no conteúdo anterior e fazer o cadastro neste site.
Também há a opção digital da inscrição, onde você pode baixar e solicitar sua carteirinha por meio do aplicativo oficial ID Jovem 2.0, presente em todas as lojas oficiais de aplicativo.
Outra alternativa é solicitar a carteirinha e o cadastro no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo da sua residência. Essa carteira é emitida de modo gratuito.
Documentações necessárias para a solicitação
Sobre os documentos necessários para se cadastrar no Programa, listamos abaixo todos os que são obrigatórios. Confira:
- Documento de identificação com foto;
- Número de Identificação Social (NIS);
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço.
Além disso, na hora de fazer o cadastro, o jovem precisa informar sua data de nascimento e nome da mãe, dados facilmente encontrados nos documentos civis.
Como saber se fui contemplado?
Por meio do site informado acima, caso os requisitos estejam todos corretos, ao preencher o cadastro, você já pode imprimir sua carteira.
Desde que você preencha os requisitos, você está dentro do Programa e pode usufruir dos benefícios já mencionados.
Se houver alguma negativa da emissão da carteira ID Jovem, pode ser porque a família ou o jovem precise se cadastrar como baixa renda no CRAS de sua cidade.
Para isso, é necessário levar a documentação necessária, como comprovação de renda dos membros da família, dentre outras.
Quando o benefício pode estar disponível?
O benefício vale pelo prazo de 6 meses, mas você pode renová-lo, embora seja necessário preencher os requisitos já informados.
Sempre que você for usar esse benefício, precisa apresentar a carteira ID Jovem e um documento com foto no ato da compra da passagem ou do ingresso para o evento.
Como utilizá-lo no dia a dia?
Sempre que necessário, os jovens precisam mostrar a carteira ID Jovem impressa ou mostrá-la por meio do aplicativo, de forma digital, nos pontos de vendas de ingressos para os eventos culturais/esportivos ou nos guichês de emissão das passagens rodoviárias.
Há algum calendário a ser seguido? Como funciona?
Não há calendário. Geralmente, esse benefício para começar a vigorar, ou seja, para a efetiva prestação do serviço, leva um prazo de 45 dias, em média. Desde já, as viagens podem ser realizadas nas modalidades rodoviária, ferroviária e aquaviária interestadual.
Conclusion
Por fim, você viu neste artigo tudo sobre o Programa ID Jovem, seu objetivo, benefícios ofertados e todo o processo necessário para aquisição da carteirinha.
Agora que você já sabe quem tem direito ao programa e como este benefício é vantajoso, que tal começar a fazer seu uso? Acesse o aplicativo ID Jovem 2.0 ou acesse o site oficial do programa para realizar sua inscrição e obter todos os benefícios citados.
Gostou do nosso conteúdo? Se sim, não esqueça de compartilhar e continuar conosco para mais artigos. Até a próxima!