Outras dicas valiosas sobre alerta de terremotos
Saiba como identificar os terremotos próximos
Acelerômetros são utilizados pelo Google, presentes nos smartphones Android em sua ferramenta de alerta de tremores com o objetivo de detectar terremotos.
Em seguida, eles enviam esses dados para um servidor de detecção de terremotos, juntamente com uma localização aproximada do evento.
Os celulares são considerados pelo fabricante como mini sismógrafos, dispositivos usados para medir a intensidade dos terremotos.
Além disso, o sistema envia um alerta após detectar o tremor, para permitir que as pessoas procurem abrigo em locais mais seguros, especialmente em casos de abalos de grande magnitude.
Os usuários também possuem a opção de tocar na tela para receber dicas sobre o que fazer após eventos como esse, assim que o tremor terminar.
Como identificar a ocorrência de um terremoto?
Além do sistema de alerta, é possível conferir fontes oficiais por meio da internet.
Em relação ao Brasil, por exemplo, essa ocorrência poderá ser realizada por meio de pesquisa com segurança quanto as informações por meio do site oficial do Centro de Sismologia da USP.
Aplicativos para acompanhar registros de terremotos
Além dos sensores já presentes no sistema Android, o usuário tem à sua disposição diversos aplicativos que permitem acompanhar o registro de terremotos em diversas regiões do mundo.
Radar Meteorológico
Desenvolvido pela SmarTeam, produtora de aplicativos, o ‘Radar meteorológico: previsão e mapas’ é um aplicativo que traz como principal função manter o usuário atualizado sobre as últimas condições do tempo de forma generalizada.
A saber, ele permite que o usuário acesse imagens de radar de alta resolução, relatórios detalhados e até um feed com notícias locais com base nos dados fornecidos do aparelho sobre a geolocalização do usuário.
App disponível para Android.
Terremoto
Assinado pela desenvolvedora de software Apendróide, o aplicativo “Terremoto”, tem como foco identificar terremotos ocorridos em todo o mundo em modo ao vivo.
Dentre as fontes que ele utiliza, estão a USGS (Serviços Geológicos dos EUA) e EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico).
Instalando: A saber, o usuário deve primeiramente fazer o download do aplicativo direto da loja de aplicativos;
Realizando consultas de terremotos: Em seguida, basta abrir o aplicativo e fazer a conferência dos dados em tempo real;
App disponível para Android.
MyShake
Desenvolvedores e sismólogos se juntaram para criar um aplicativo que pode detectar terremotos por meio do acelerômetro presente no hardware dos aparelhos.
A solução, batizada de MyShake, é gratuita para Android e ainda ajuda a comunidade científica a analisar padrões de sismos.
O aplicativo funciona pegando e interpretando dados de atividades sísmicas.
Ele pode estimar a localização e a magnitude em tempo real, enviando essas informações para um banco de dados.
De acordo com os criadores, quanto maior o número de usuários, um sistema de alerta presente também fica mais robusto.
Συμπέρασμα
“Como os smartphones estão ficando mais populares e também está ficando mais fácil desenvolver softwares para eles, entendemos que existia o potencial de usar o acelerômetro que roda em todo celular para registrar os terremotos”, comentou Richard Allen, líder do MyShake, em entrevista ao Live Science.
Um acelerômetro funciona medindo força em relação à aceleração.
Ele detecta vibrações, inclinações, movimentos e até a força estática da gravidade.
Allen também comentou que o app sabe o que são vibrações comuns de uso rotineiro e o que são sismos.