Monitore a sua glicemia com aplicativo

Uma forma simples de ficar atento a sua saúde

Controlar os níveis de açúcar no sangue é essencial para manter a saúde em dia e uma boa qualidade de vida, por isso, monitorar constantemente a glicemia é uma ação importante na vida das pessoas que sofrem com diabetes.

Para que o paciente possa manter os níveis adequados de açúcar no dia a dia, a medição e controle da glicemia é fundamental.

Atualmente, com os avanços da tecnologia, surgiram várias opções de aplicativos que proporcionam esse autocuidado de forma simples e gratuita.


Afinal, quando esse nível é ultrapassado, complicações e malefícios podem surgir, como aumento da sensação de sede, fadiga, fome excessiva, visão embaçada, dor de cabeça, difícil cicatrização de feridas, pele seca, excesso de urina, doenças cardíacas, AVC, entre outros.

Por isso é imprescindível se cuidar.

Mas como controlar a glicose e a glicemia?

Termos tão comuns quanto glicose e glicemia, às vezes acabam caindo no nosso subconsciente e adquirindo definições confusas, portanto, vamos esclarecer um pouco sobre o que se trata cada um deles.

O controle glicêmico trata-se do monitoramento do nível de glicose na corrente sanguínea e a sua taxa de concentração é conhecida como glicemia.

Uma má alimentação acaba ocasionando um acúmulo de açúcar no sangue e aí já viu, certo? A taxa desse vilão sobre e a glicemia aumenta.

E qual a função da glicose no nosso corpo?

A glicose é encontrada nos mais diversos alimentos como carboidratos e frutas, e atua como principal fonte de energia para o organismo, regulando o metabolismo.

E, para que tudo funcione como o devido dentro do nosso corpo, essa importante protagonista precisa ser contida ou a execução dos processos internos realizados por ela, não sairão como o previsto.

Ou seja, a glicose não pode estar em excesso ou ausente no organismo, caso contrário, lá vem o problema.

Como descobrir o nível de glicose no sangue?

Com o passar do tempo, novos meios de descobrir o nível de glicose no sangue foram sendo desenvolvidos.

Um deles é a realização de um teste de glicemia em jejum, sendo que os níveis saudáveis variam de 70 a 99mg/dL, onde valores menores indicam hipoglicemia – ou seja, falta de glicose no sangue – e valores maiores que 100mg/dL são compreendidos como pré-diabetes (100 a 125 mg/dL) ou diabetes mellitus (igual ou maior que 126mg/dL).

Em casos de hiperglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue chegam a ultrapassar os 200mg/dL, a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas passa a ser insuficiente para processar a glicose, elevando seu índice no sangue.

Outra opção bastante comum e apresentaremos abaixo, são aplicativos que monitoram a glicemia e são uma excelente opção para acompanhar diariamente sua saúde, claro, sem dispensar o atendimento médico.

E, não se preocupe, levando a sério a frase “com saúde não se brinca”, a nossa seleção traz as melhores indicações quando o assunto é aplicativo para monitorar a glicemia, afinal, não dá para sair buscando informações oficiais pela internet quando o assunto é saúde.

Confira abaixo a nossa seleção e saiba mais sobre essas plataformas na continuação desse conteúdo.